sexta-feira, 28 de junho de 2013

Projeto Brincar - Dia da Criança


Ampliando o brincar
Objetivos- Enriquecer o faz-de-conta com diversos tipos de brinquedos.
- Desenvolver a brincadeira.
- Promover a interação entre os colegas.

Anos: Creche
Tempo estimado: Livre.
Material necessário
Objetos do dia-a-dia e brinquedos industrializados, artesanais ou feitos de sucata.

Desenvolvimento
1ª ETAPA
Organize os brinquedos na sala da maneira que achar mais conveniente - uma sugestão é integrar os objetos do dia-a-dia (vassouras, pneus, pedaços de tecido etc.) a todos os modelos de brinquedos disponíveis. Apresente o ambiente aos pequenos, fazendo-os perceber que existem outros tipos de brinquedos além dos industrializados. Se houver produtos artesanais, conte à turma como foram feitos. Se possível, leve itens da própria coleção de infância (bonecas, piões, carrinhos), explicando como você brincava quando criança.

2ª ETAPADeixe todos agirem livremente, reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos para os móveis que você concebeu. Aproveite para investigar que tipo de brincadeira eles inventam. Evite a abordagem direta: prefira a observação, que servirá de base para ampliar o faz-de-conta.
Avaliação
Preste atenção à interação e à socialização entre as crianças e às formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem. Use essas observações para criar objetos diferentes.

Na foto acima, você vê a sala da professora Dilse Lopes Monteiro, do CMEI Criança Feliz, em Ariquemes, a 199 quilômetros de Porto Velho. As graciosas peças, todas de sucata, foram produzidas na própria escola. "Utilizamos garrafas descartáveis, caixas e papel colorido para construir armários, cadeiras, pia e fogão. Em um fim de semana, fizemos material para o ano todo", conta ela. Ali eles são os reis do pedaço...
Veja mais idéias inovadoras em Criando uma Brinquedoteca, e coloque sua criatividade em ação!!! Bejocas a todos!!!

Foto:Rodrigo Ratier
Créditos: Nova Escola

2 comentários:

Khrysti disse...

Oi, Mari. Meus alunos estão usando as dicas do blog para prepararem atividades na escola para o Dia da Criança. Obrigada pelas dicas.
Beijos :)

. disse...

Aqui é um excelente espaço para o conhecimento. Parabéns!
Visite também o espaço da Catequese da Paróquia São Joaquim /Contagem-MG

http://catequesesaojoaquim.blogspot.com/

Abraços