Tema: Corpo e Higiene
Objetivos
Desenvolver a linguagem oral e ampliar o vocabulário infantil, identificar e nomear partes básicas do corpo, em especial o nariz, ter cuidados com a limpeza do nariz, identificar cheiros, contagem e recitação de números.
Leitura do Livro de Gina Borges “ O Nariz da Zebrinha Listradinha”. Vamos trabalhar a partir deste livro, quem não tem o livro pode baixar AQUI.
Baixe seu livro Aqui- Falar sobre os cuidados com o corpo, em especial com o nariz.
- Comentar sobre a história...O que a Zebrinha não fazia?
- O que ela aprendeu?
- Você usa um lencinho ou papel para limpar o narizinho?
Música - Paródia de atirei o pau no gato
"Eu contei uma história, ria, ria,
De uma Zebrinha, nha, nha, infeliz, liz liz!
A Zebrinha, nha, nha, era sapeca, ca, ca,
Não limpava, não limpava o nariz! ECA!
Contagem e recitação de Números
- Relembrar a história da Zebrinha Listradinha.
- Perguntar quantas Zebrinhas fazem parte da história.
- Trabalhar a quantidade 1 - 1 Zebrinha
Falar sobre as partes do corpo
- Quantos narizinhos você tem ?
- Quantas bocas?
- Quantos umbigos....
Música - Boneca de lata
A minha boneca de lata bateu o nariz no chão...
Levou mais de uma hora pra fazer a arrumação
Desamassa aqui...desamassa ali, desamassa aqui pra ficar boa!
Baixe a música AQUI
Olfato
Nós sentimos os cheirinhos das coisas através do nariz (olfato).
- Vamos sentir um cheirinho bem gostoso?
- Passar um pouquinho de colônia no pulso de cada criança para eles apreciarem o cheirinho.
- Que cheirinho gostoso!
Cantar a música dos sentidos
Meus olhinhos são para ver
Meu nariz para cheirar
Minha boca pra comer
Meus ouvidos para escutar
Completando os sentidos
Tem as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos para os coleguinhas abraçar.
Quebra cabeça
Alunos da professora Ivani, daqui. |
Montar o quebra cabeça do rostinho (trabalho individual) e observar: onde fica a boca...os olhos...o nariz...e a orelha. Comentar sobre as semelhança e diferenças entre as pessoas:
- Algumas são de nariz arredondados...outros compridos.
- Algumas pessoas são brancas, outras são morenas...outras negras.
- Após observar uns aos outros, distribuir revistas para que cada criança escolha uma gravura/foto de uma pessoa.
- Recortar a gravura e montar um mural (na altura da criança) para que observem as semelhanças e diferenças.
- Solicitar que apontem as partes do corpo (olhos, boca, nariz....). Assim a criança vai se familiarizar com a diversidade.
Ai meu nariz!!!
Ai meu nariz!!!
Ele parece muito mais um chafariz (bis)
Baixe a música aqui.
Oficina com sucata
Realizar diversas atividades como zebrinha com rolo de papel de higiênico, garrafa pet e outros.
Teatro com fantoche “Zebra” e máscara
Fantoche zebrinha, do Brinquedo de Pano. |
- Cada aluno receberá uma máscara da Zebrinha para levar para casa.
- Cantar músicas diversas...
Adaptado daqui.
LINDO!
ResponderExcluir