Cursos Online Atividades para Maternal Cursos Online Cursos Pedagógicos
Cursos Online Atividades para Berçário

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dicas para trabalhar com Maternal no Dia do Livro

Oi gente!!!
Estou postando várias dicas para trabalhar com a turminha pequenas ( 2, 3 e 4 anos) no Dia do Livro Infantil... Tome nota aí que as dicas estão maravilhosas!!!
Idade: a partir de 02 anos
Material: livros da coleção Sítio do Pica Pau Amarelo, papel sulfite, lápis de cor, tint guache, canetinhas, cola branca, lã colorida, espiga de milho, cartolina.

1º dia: Selcione alguns contos curtinhos de Monteiro Lobato e leia-os para a turminha, explicando as palavras que as crianças não entenderam. Abra espaço para os pequenos interferirem a vontade ao longo da leitura, pois esta intervenção enriquece a construção imaginária dos personagens da narrativa.

2º dia: Confeccione, junto com a turma, o cenário do sítio do pica pau amarelo em uma cartolina. Permita que a turminha desenhe, pinte ou rabisque de acordo com a maneira que cada um imagina o Sítio. Avalie nesta etapa a expressão artística dos pequenos dentro da temática.

3º dia: Construa com os alunos, os principais personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo (Narizinho, Emília, Dona Benta, Visconde e os demais...) utilizando materiais disponíveis na escola ou reciclagem. 
Ao fim da atividade, você pode propor a realização de um grande teatro de bonecos.

4º dia: Prepare cartões com historias seriadas, utilizando ilustrações dos próprios contos que você trabalhou (uma dica é copiá-los e fazer uma montagem recortando os cenários e personagens). A ideia é que as narrativas sejam contadas pelas crianças por etapas, respeitando a ordem cronológica e organizando os fatos (é importante que seja uma história colorida). Depois amplie esta atividade incluindo outras narrativas. 

5º dia: Feche o ciclo de atividade retomando o trabalho do dia anterior, só que desta vez solicite que os pequenos inventem finais diferentes para as histórias. Peça que todos desenhem juntos este novo desfecho. Finalize com uma grande conversa em roda para relembrar todas as atividades da semana e abra espaço para expressarem o que aprenderam com o fantástico mundo da Emilia e seus amigos.

Dicas da Revista Guia Escolar.
Postar um comentário