quarta-feira, 31 de julho de 2013

Plano de aula para maternal - Os 03 porquinhos

Questão desencadeadora: Livro “Os Três Porquinhos”
- Conhecendo a história ”Os três porquinhos”
- Assistindo ao filme
Os 03 porquinhos com caixa de leite, do Tra-lá-lá.
Objetivos
Estimular a criatividade, sensibilidade, curiosidade e imaginação; trabalhar conceitos matemáticos e sensoriais e estimular a linguagem oral.

Matemática
No Maternal  as atividades matemáticas devem explorar  uma variedade de idéias  relativa a números conservando o prazer e a curiosidade. Para isso, aproveitamos situações cotidianas significativas, como histórias, jogos e brincadeiras que envolvam a contagem   e que possibilitem desenvolver o raciocínio lógico.

Contagem e recitação
Após contar a história, explorar quantos são os porquinhos da história; distribuir os fantoches/figuras dos três porquinhos no chão e pedir para uma  criança contar apontando o dedinho para cada fantoches. 

Educação sensorial
Visual
- Observar as gravuras da história, cores das roupas, e outros detalhes (árvores, passarinhos);
- Apagar a luz da sala e com o auxílio de uma lanterna apontar o fecho/foco de luz para a gravura (porquinho, lobo...) e pedir para a criança falar o nome do desenhos/personagem.

Auditiva/ tátil
- Explorar diferentes texturas  das casinhas (palha, pedrinhas, madeira) e sons dos porquinhos (ronc...ronc...)


Seriação
- Distribuir figuras dos três porquinhos no chão (três tamanhos) deixar a criança manipular, ordenar e brincar com elas. Depois pegar 2 figuras e perguntar...qual é a maior? E menor? (Nessa idade é natural não conseguir seriar, segundo Piaget a seriação ocorre a partir dos 4 anos.) 
- Para o maternal é apropriado trabalhar com caixinhas de madeira de vários tamanhos.
- Deixar a criança manusear e encaixar uma dentro da outra;
- Empilhar as caixinhas;
- Ordenar as caixinhas;
- Sugerir que a criança coloque uma caixa maior dentro da menor e observar a sua reação.
Fantoches de varetas para contar histórias, daqui.
Dramatização
-  Fazer a dramatização da história e fazer a contagem das crianças/porquinhos;
- Colocar  os personagens em sequência e comparar tamanho;
- Pedir para ficar um personagem atrás do outro e  perguntar qual é o primeiro...o último;  qual está na frente ...está atrás...

Cantar
- Quem tem medo do Lobo mau, Lobo mau, Lobo mau
Dedoches de feltro da Vanessa Bialli
Dedoches
- Confeccionar  dedoches dos porquinhos em feltro ou EVA

4 comentários:

Valdicélia disse...

Obrigada por divulgar o meu trabalho!!!!Sou da Tralalá artesanato e fiz esse cenário p/ contar a história "Os três porquinhos e as formas geométricas".

ANA ROOS disse...

(h)

Unknown disse...

obrigada por nos proprocionar seu trabalho.bom, proveitoso principalmente para iniciante

Anônimo disse...

Minha filha amou a história tô ensinando ela a praticar a leitura com estas histórias
Obrigada