segunda-feira, 22 de julho de 2013

07 dicas para trabalhar folclore com materna e creche

Como trabalhar folclore com o maternal e toda a turminha pequena? Nem todo mundo sabe o que fazer nesta hora... A sugestão desta postagem é resgatar as brincadeiras de roda, lendas, trava-línguas... Isto é folclore! 

1 - Simplifique tudo
A ideia inicial é organizar uma exposição sobre o folclore, mas como o assunto é muito abrangente, monte um projeto para que as crianças participem ativamente de todo o processo. Aproveite para incluir as tradições populares, as lendas, trava-línguas... Com estas dicas você vai poder conhecer o folclore e sua origem, resgatar a importância do folclore, repassar os valores culturais, desenvolver a criatividade, desenvolver o gosto por músicas e danças folclóricas, desenvolver a linguagem oral, a atenção e o raciocínio e também a habilidade de pesquisar.

2 - Pra começar, vamos brincar!
Primeiramente, apresente aos pequenos o folclore e sua origem. Uma forma simples de fazer isto é fazendo perguntas como: do que será que a mamãe brincava quando era pequena? Quais histórias antigas a vovó costuma contar? Veja aqui várias brincadeiras do tempo da vovó
Em seguida, eles irão conhecer as brincadeiras que passam de geração para geração, como pular corda, brincar de passa-anel, ciranda e batata quente... Que tal fazer um telefone de lata? Aprenda aqui. Outra dica muito bacana é fazer um pé de lata para brincar, veja como fazer um pé de lata com reciclagem de lata de nescau aqui

3 - Trabalhe com musiquinhas!!!
Trabalhe com musiquinhas e deixe tudo mais animado! Depois de cantar bastante com a turma, reúna todos numa gostosa oficina e faça um Pintinho Amarelinho com pote de danoninho ou copo descatável. Outra dica bem fácil, trabalhar a música 'Borboletinha tá na cozinha' e fazer uma borboletinha usando material reciclado. 

4 - Personagens do folclore na TV
Que tal confeccionar uma TV com uma caixa de papelão para contar as diversas lendas brasileiras aos alunos? Aprenda a fazer uma TV com caixa de papelão aqui.  
Os personagens podem ser simples, imprima os desenhos, pinte e depois recorte e cole em palitos de churrasco para contar as histórias. Escolha um personagem para cada dia. É bom reforçar para as crianças o significado das lendas, explicando que são narrativas populares que não existem, mas que são transmitidas no boca a boca de geração para geração.  Você também pode fazer os personagens em origami e colar no palito. Aprenda a fazer os personagens em origami aqui. Abaixo, alguns personagens para você fazer seus fantoches da TV.

5 - Trabalhe com parlendas e trava línguas
Escolha os versinhos mais simples como 'O peito do pé de Pedro é preto', ou 'O rato roeu a roupa do rei de Roma' ou ainda 'O sapo no saco'. Depois que eles aprenderem direitinho, você pode fazer um campeonato entre os grupos para ver quem são os campeões nos trava-línguas e nas adivinhações. Outra dica muito divertida é trabalhar o trava língua 'Maria mole é molenga' e levar maria mole para toda a turma!
Veja vários trava línguas aqui

O peito do pé de Pedro é preto
Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto,
tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.

O rato 
O rato roeu a roupa, Do rei de Roma. E a rainha, de raiva, roeu o resto.

O sapo dentro do saco
 E era o sapo dentro do saco,
O saco com sapo dentro,
O sapo fazendo papo,
O papo fazendo vento.

>>Veja aqui mais de 100 parlendas e trava línguas

6 - É hora de filme!
Nada melhor para aplicar todo o conteúdo exposto do que assistir um bom filme. Escolha vídeos que falem sobre o tema do folclore brasileiro e leve para a sala para assistir com a turma. Uma boa ideia é montar um cenário típico, com decoração e luz ambiente. Feche as janelas, apague as lâmpadas e não se esqueça da pipoca! Veja várias dicas de vídeos sobre folclore aqui.

7 - Dê vida aos personagens
Depois de conhecer as estórias e os trava línguas a proposta final é confeccionar lembrancinhas com a temática das tradições populares. Ao terminar você pode expor as lembrancinhas na sala. 

Nenhum comentário: