domingo, 7 de julho de 2013

Como fazer uma caixa tátil de papelão

Oie!!!

Para completar nossas postagens sobre percepção e tato, não poderia faltar esta dica: a construção de uma caixa tátil para a turminha... A caixa tátil é ótima para estimular a percepção das variações táteis.  Existem caixas ou cubos sensoriais para comprar mas nossa dica é para você mesma fazer a sua... Vamos aprender?
Pra fazer sua caixa tátil de papelão você vai precisar somente de uma caixa de papelão comum encapada, (pode ser de sapato), tesoura, papel dobradura, um círculo de EVA, cola quente, materiais diversos para serem identificados pelo tato. Primeiramente faça um círculo na caixa e recorte. Depois encape e decore sua caixa com bastante criatividade. No 'buraco' cole um círculo de EVA, cortado em várias partes (como mostra a foto). Faça o acabamento com capricho.

Como trabalhar? As opções são várias:
  • Colocar vários objetos dentro da caixa para a criança tocar e adivinhar, ganha quem conseguir acertar mais objetos.
  • Colocar apenas um objeto para que cada criança sinta, toque e tente adivinhar, ganha quem conseguir...
  • Fazer várias círculos ou quadrados de EVA ou feltro, cada um com um material colado (primeira foto): folha de lixa, algodão, botão, linha, lã, plástico, areia, barbante, velcro, tinta plástica ou tinta relevo... Colocar na caixa para que a criança sinta a textura e diga qual é.
  • Objetos com pares - a criança coloca a mão dentro da caixa retira uma peça e depois retorna para procurar o par ou identificar o objeto. 

Inspire-se. Caixa da Escolástica Teixeira.
Vamos fazer?

Nenhum comentário: