segunda-feira, 20 de maio de 2013

Aquário feito com prato descartável

Olá!!!

Alguém me pediu pra postar algo para trabalhar o tema água e peixes na semana do meio ambiente... vejam só que ideia super gracinha, fácil de fazer com as turminha.

Pra fazer basta pintar um pratinho descartável, colar pedrinhas ou sementes e fazer as algas de papel crepom. O peixinho pode ser impresso e colorido ou recortado em papel colorido.
Ideia perfeita daqui.

Livrinho do Meio Ambiente

Olá pessoal!

Esta é uma atividade muito legal para fazer na Semana do Meio Ambiente. Faça uma página por dia e no fim da atividade, cada criança leva seu livrinho pra casa. Para fazer, use técnicas variadas como colagem, carimbo das mãos, origami...

Capa Fechada
Capa Aberta (colagem de sementes)
Página 01 (carimbo das mãozinhas)
Páginas 02 (Colagem) Você pode usar serragem para a terra e folhas de verdade na copa da árvore.
Página 03 (Origami e colagem)
Página 04 (Pintura) Para dar uma textura bacana no planeta terra, espalhe areia sobre a cola na parte verde (terra). Espere secar e depois pinte.
Idéia retirada da net. Beijos!

terça-feira, 7 de maio de 2013

Apresentação para berçário - Dia das Mães

Oi meninas!

As meninas lá da fanpage do blog pediram uma ideia para trabalhar o Dia das Mães com o berçário... Trabalhar com esta turminha não é muito fácil já que eles são muito pequenos para aprender. Mas, lógico que não podemos deixar passar em branco.

A dica é as "tias" falar o poema ou cantar as músicas... as crianças vão participar somente fazendo gestos pequenos e simples, fáceis de memorizar. Aí vai uma idéia linda, pequena e fácil. Clique na imagem para ampliar e ver melhor o poema.
O poema acima pode ser dramatizado da seguinte maneira: divida a turma em estrelas, conchinhas, passarinhos, carneirinho, abelhinhas, borboletas e gotinhas de orvalho. Caracterize-os com máscaras, roupinhas de TNT, use a criatividade. No palco coloque um tapete grande e as crianças assentadas em ordem conforme o poema. Uma tia vai declamar o poema bem devagar e, conforme ela fala, aponta para os personagens que vão levantando as mãozinhas e balançando... No último verso todas as crianças falam juntas: "só tenho uma para amar" e fazem um coração com as mãozinhas ou apontam para as mães na platéia que, à esta altura, já estarão com lágrimas nos olhos, pode ter certeza!

Identificação para as mães na festa

Olá pessoal!

Uma forma linda e diferente de organizar as mães na festa de sua escola é separar as mães de cada turma usando enfeites fáceis, baratos e que podem ser confeccionados pelas próprias crianças... Como?
Cada turma escolhe um tipo de identificação para suas mães... o bracelete com flor de papel e capucho acima é um belo exemplo. A sugestão de atividade é fácil e pode ser feita pelas próprias criança. Vocês também podem fazer: colares com flores, broches e muitos outros apetrechos, usando papel, eva, canudinhos e material reciclado. Em cada um vai o nome da criança, da mães e o nome da sala.

Veja algumas idéias...

As mães vão ostentar suas "jóias" com muito orgulho e sua festa vai ficar bem mais organizada. No final todo mundo ainda leva pra casa como lembrancinha. Veja também: broche de papel de seda

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Corações carimbados com rolo de papel

Oie!

Atendendo a pedidos lá nossa fanpage... pra quem gosta de ideias com reciclagem pra trabalhar com as crianças, esta está super legal. Use rolinhos de papel higiênico amassados para carimbar corações e fazer cartões, murais e atividades para o Dia das Mães. 
Ideia super demais não é verdade?

Cartões feitos com carimbo dos dedinhos

Oi gente!!!

Cartões são sempre bem vindos, com certeza. Mas os artesanais tem um toque todo especial... ainda mais quando são feitos pelos nosso próprios bebês, não é verdade?

Aproveite o Dia das Mães para explorar a criatividade das crianças, e crie lindos cartões com carimbo dos dedinhos, das mãozinhas e afins... ficam perfeitos e eles a-do-ram sujar as mãozinhas!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Etiquetas para o Dia das Mães - Mãe nota 10

Oieeee!!!

Estes mini cartõezinhos ficam uma graça depois de prontos. É só imprimir e trabalhar como quiser... você pode colar em EVA, fica bem mais bonito. Ótima ideia para quem trabalha com maternal e creche!
 Tem nas cores rosa e azul, clique para ampliar a cartela.


Dica da karen grace.

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Ímã com carimbo das mãozinhas

Oi!
Mais uma sugestão de atividade usando as mãozinhas como carimbo... esta eu achei no site skip to my lou e logo vim postar. Super fácil e pode ser feita pelas próprias crianças em sala de aula.

 Vamos aprender: pra começar você vai precisar de prendedor de roupa, palito de picolé, pedaço de ímã, papel ou eva e tinta. Carimbe a mãozinha da criança no papel branco e recorte... depois faça o molde no eva ou papel verde e recorte. Cole as partes e depois o palito, prendedor e ímã. Aproveite e faça um cartãozinho nas costas da lembrancinha.
Veja outra idéia de lembrancinha usando a mesma técnica:

Vamos fazer? Daqui.

Flores com carimbo e molde das mãos

Oi!

A ideia de trabalhar com carimbo das mãozinhas das crianças é sempre atual e eles adoram! Aqui a sugestão é fazer uma linda lembrancinha para o Dia das Mães usando as mãos dos alunos como carimbo. A tinta usada pode ser guaxe ou outra de sua preferência.
Monte o arranjo em um vasinho, detalhes das folhas podem ser feitos com papel ou EVA. Super fácil!
Ideia Daqui.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Fantoches da Cigarra e da Formiga II

Oie!!!

Uma graça estes fantoches da história A cigarra e a Formiga. Foram feitos com mata moscas, detalhes em EVA... As asas da cigarra foram feitas com garrafa pet. Ótima ideia para o Dia do Trabalho, todo mundo vai querer brincar... Vamos aprender e fazer?

Atenção para fazer... recorte os detalhes (olhos, nariz e boca) em eva ou papel e cole no mata mosquitos...  Faça o mesmo com o violão e a folha. Cole as antenas. Recorte as asas na garrafa pet como mostra a foto. Agora é só colar e montar seus fantoches!
 Veja ainda: Fantoches A cigarra e a formiga I

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cartão de corações carimbado com batatas

Oi!

Trabalhar com carimbo é uma sugestão de atividade que as crianças adoram... pode ser carimbo com dedinhos, mãos, pezinhos com carimbo normal ou feito pelas próprias crianças... não importa! O negócio é sujar as mãos de tinta e trabalhar à vontade!!!

Hoje vamos fazer um lindo cartão para o Dia das Mães, carimbando lindos coraçõezinhos com batatas... Vamos aprender? 

Pra fazer é só cortar a batata ao meio, riscar um coração e depois ir sulcando até conseguir a forma em alto relevo. Molhe na tinta e carimbe... capriche no cartão!!!

DICA: Para a turminha do maternal esta é uma ótima atividade, leve os carimbos prontos para a sala para ninguém se machucar...

terça-feira, 9 de abril de 2013

Flor com molde das mãozinhas e fotos

Olá!!!

Mais uma ideia feita com as mãozinhas para a mamãe... Dica simplesmente perfeita!
Gente, como eu falei agorinha na fãpage do blog, estas ideias feitas carimbo ou moldes das mãozinhas são ótimas para serem trabalhadas com a turminha do maternal, a turminha pequena!!! Eles a-do-ram!
Aqui nesta ideia você vai precisar carimbar várias vezes as mãozinhas. Você pode fazer como  moldes (foto) ou também carimbada e depois recortada, fica lindo! Vamos aprender...

Peça fotos das crianças ou tire você mesma na salinha pra surpresa ficar melhor ainda... Corte um círculo e cole a foto. Escreva várias frases carinhosas como no exemplo. No caule: Eu amo minha mamãe porque... E nas pétalas, o motivo: Ela é linda, é maravilhosa, é minha mamãe...
Depois é só fazer a colagem!

Do blog Macaroni Kid.

Lembrancinha feita com molde das mãozinhas

Oi gente!!!

Vamos ver aqui nesta postagem mais uma ideia para fazer lembrancinha para o Dia das Mães... as ideias fáceis e baratas são as mais pedidas pelas nossas leitoras, e por isto eu vim postar esta aqui que deve ser feita pelas próprias crianças com sua ajuda claro!

Pra fazer você vai precisar de pratinhos descartável ou forminha de doce aberta, papel ou EVA para os detalhes, foto da criança e palito de picolé.
Use as mãozinhas das crianças como molde para fazer as folhas, elas adoram! Peça pra trazerem foto de casa para colocar na lembrancinha...

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Peixinhos feitos com palito de picolé

Olá!!!

Ainda falando sobre trabalhar com peixes no dia do índio... que tal fazermos uma atividade com palitos de picolé com as crianças? Veja como trabalhar o tema peixes no Dia do Índio AQUI.
A ideia é simplesmente fácil de fazer e vai encantar a todos... não se esqueça de chamar os alunos para a realização da atividade... vamos precisar de palitos de picolé, tinta ou canetinhas para pintar, cola e lantejoulas, glitter e tudo que quiser pra enfeitar nosso peixe, que deverá ser bem colorido.
Cada criança deve fazer seu peixinho e depois ainda dá pra levar pra casa como lembrancinha ou brincar de pescaria... Bom trabalho a todos!!! 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dicas para trabalhar com Maternal no Dia do Livro

Oi gente!!!
Estou postando várias dicas para trabalhar com a turminha pequenas ( 2, 3 e 4 anos) no Dia do Livro Infantil... Tome nota aí que as dicas estão maravilhosas!!!
Idade: a partir de 02 anos
Material: livros da coleção Sítio do Pica Pau Amarelo, papel sulfite, lápis de cor, tint guache, canetinhas, cola branca, lã colorida, espiga de milho, cartolina.

1º dia: Selcione alguns contos curtinhos de Monteiro Lobato e leia-os para a turminha, explicando as palavras que as crianças não entenderam. Abra espaço para os pequenos interferirem a vontade ao longo da leitura, pois esta intervenção enriquece a construção imaginária dos personagens da narrativa.

2º dia: Confeccione, junto com a turma, o cenário do sítio do pica pau amarelo em uma cartolina. Permita que a turminha desenhe, pinte ou rabisque de acordo com a maneira que cada um imagina o Sítio. Avalie nesta etapa a expressão artística dos pequenos dentro da temática.

3º dia: Construa com os alunos, os principais personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo (Narizinho, Emília, Dona Benta, Visconde e os demais...) utilizando materiais disponíveis na escola ou reciclagem. 
Ao fim da atividade, você pode propor a realização de um grande teatro de bonecos.

4º dia: Prepare cartões com historias seriadas, utilizando ilustrações dos próprios contos que você trabalhou (uma dica é copiá-los e fazer uma montagem recortando os cenários e personagens). A ideia é que as narrativas sejam contadas pelas crianças por etapas, respeitando a ordem cronológica e organizando os fatos (é importante que seja uma história colorida). Depois amplie esta atividade incluindo outras narrativas. 

5º dia: Feche o ciclo de atividade retomando o trabalho do dia anterior, só que desta vez solicite que os pequenos inventem finais diferentes para as histórias. Peça que todos desenhem juntos este novo desfecho. Finalize com uma grande conversa em roda para relembrar todas as atividades da semana e abra espaço para expressarem o que aprenderam com o fantástico mundo da Emilia e seus amigos.

Dicas da Revista Guia Escolar.

Índios carimbados com as mãozinhas

Olá pessoal!!!

Vim postar algumas ideias para fazer arte com tinta no Dia do Índio. Os alunos adoram fazer arte, então é hora de colocar a mãozinhas na tinta e carimbar estes lindos indiozinhos... Confira as ideias, estão cada uma mais fofa que a outra!!! Vamos conferir?




Ideia daqui e daqui.

Lembrancinhas variadas para Dia do Índio

Oieee!!!
Algumas ideias para fazer suas lembrancinhas para o Dia do Índio. São ideias que ficam baratas para fazer com a turma, feitas com retalhinhos de EVA, cordão, macarrão, sucata...

Ponteiras de Indiozinhos.
Colar de cordão e macarrão.
Chocalhos (garrafa pet e sementes) enfeitados com tinta auto relevo.
Chocalho de pet, com cabo enfeitado com penas...
Indiozinho no palito de picolé. Faça para ponteiras, fantoches de vareta...

terça-feira, 2 de abril de 2013

Índios feitos com colheres de pau

Oi gente!!!

Vim postar uma ótima atividade para o Dia do Índio. Usando colheres de pau, muito usada na fabricação de fantoches, você pode fazer lindos índios!!! 
Para trabalhar esta ideia você vai precisar de colheres de pau, lã, retalhos de eva, tecidos, penas...
DICA: Usando colherzinha (madeira) de sorvete, você pode fazer indiozinhos em miniatura. Depois é só colar um ímã atrás e fazer enfeite de geladeira. A ideia também pode ser usada para enfeitar cadernos, porta retratos, fazer chaveirinhos... Esta indiazinha tem roupas de feltro e cabelos de lã...
Depois de pronto, você pode ainda trabalhar histórias usando os fantoches e dar para as crianças levar pra casa como lembracinha. Mãos a obra!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Emília e Visconde feitos em EVA

Mais ideias para o Dia do Livro Infantil...

E que tal fazer a Emília e o Visconde em EVA? A Jacirinha fez os dois personagens em EVA com plaquinhas de identificação e também para fantoches de varetas e ficou lindo!

Esta outra ideia também ficou uma fofura... Em EVA também... Pode ser usadas para fechar saquinhos de lembrancinhas, para fantoches, dedoches, e onde você imaginar...

Até mais!

domingo, 31 de março de 2013

Especial Dia do Livro Infantil

Oi gente!!!

Dia 18 de abril é o Dia Mundial do Livro. Eu atualizei vários links, confiram!


Confira nossas Ideias, em breve mais novidades!

domingo, 24 de março de 2013

Especial de Páscoa

Olá pessoal!!!

O Especial de Páscoa está recheado de novidades, confiram!

Aproveitem!!!

Receita simples de ovinhos de páscoa

Oi pessoa!!!

Pra quem gosta de ir pra cozinha e levar as crianças juntos, veja que dica legal... Uma receita bem fácil para fazer ovinhos de páscoa, com leite condensado e leite em pó... Ótima dica pra colocar em lembrancinha!

Receita do Saboroso Gostinho.


INGREDIENTES

1 lata de leite condensado (395 gramas)
8 colheres de sopa de chocolate em pó
1 lata de leite em pó (400 gramas)
1 colher de manteiga

Como que faz? Misturar todos os ingredientes, amassando até obter o ponto de massinha de modelar, desgrudando das mãos. Depois é só enrolar os ovinhos e embrulhar no papel alumínio ou passar no chocolate granulado, coco, etc...

Hum... delícia!!!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Coelhos feitos com reciclagem de caixa de ovo

Oie!

Mas uma ideia que é uma graça, pra fazer na semana da páscoa! 

Estes coelhinho foram feitos com reciclagem de caixa de ovos. A dica é fazer os coelhinhos para colocar em cada um, um ovo de chocolate. Pra fazer cada coelho você vai precisar de duas partes da caixa de ovo, os pezinho, dentes e orelhas podem ser feitos com outro papel ou com reaproveitamento das sobras da caixa. Lindo!

Esta ideia aqui é bastante divulgada na net, e é igualmente linda. Faça os coelhinhos seguindo o tutorial dos pintinhos... ou faça os dois, o que acha? Pra pintar use tinta plástica ou outra de sua preferência. 

Passo a passo explicadinho com fotos...
Dica daqui.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Dicas para trabalhar o tema circo na escola

Como trabalhar o tema Circo na Escola?

A Larissa me deixou um recado pedinho algo sobre CIRCO, para um Projeto na creche em que ela trabalha como voluntária... Aí vão algumas dicas querida!

VEJA O ESPECIAL PARA O DIA DO CIRCO AQUI.

Este palhacinho aqui do post eu me apaixonei por ele! Feito com cone (você pode pedir para costureiras, elas sempre tem de montão!) e bolinha de isopor e um pouquinho de criatividade, ele salta na hora da história!

E tem outras ideias: fantoches, lembrancinhas (feitas inclusive com material reciclado, o que acho uma ideia super legal e econômica...), fantasias para os pimpolhos e um palhaço pra você fazer com eles e que dá pra brincar em sua "super boquinha"... rsrs

Outra ideia legal é fazer os narizinhos de fundo de caixa de ovo, pintados de vermelho ou de potinhos de danoninho. Faça também dedoches de palhacinhos para eles levarem como lembracinha... É baratinho e eles adoram!

Na decoração a ideia é explorar bem o tema Circo com cores, formas geométricas e animais. Aí vão algumas dicas da Nova Escola que vão te ajudar nesta tarefa, algumas práticas que podem ser facilmente executadas na escola...

Modalidades acessíveis
Conheça práticas que podem ser facilmente executadas na escola

Manipulações
Exercício Malabares
O que usar Balões de ar, bolas de meia ou feitas com jornal e fita crepe, lenços (ou pedaços de tecido) e arcos (bambolês). 
Desenvolve Agilidade e coordenação motora. 

Acrobacias 
Exercícios Corda, estrela, cambalhota, rolamento e parada de mão. 
O que usar Corda e colchonetes para amortecer o impacto das quedas e dar segurança. 
Desenvolve Força e resistência musculares. 

Equilíbrio 
Exercícios Tambor e perna de pau. 
O que usar Latões e latas de leite em pó com um furo de cada lado, por onde passa uma corda de náilon. 
Desenvolve Equilíbrio e coordenação motora. 

Até mais!