Cursos Online Atividades para Maternal Cursos Online Cursos Pedagógicos
Cursos Online Atividades para Berçário

sexta-feira, 28 de junho de 2013

08 dicas para trabalhar linguagem corporal

Olá!

Aqui vão algumas dicas lá da Nova Escola para você usar no seu dia a dia na creche, berçário e maternal. Estas são sugestões de organização dos espaços para estimular a linguagem corporal e o desenvolvimento físico dos bebês. Ótimas dicas, confiram!

01 - Circuito com pneus
Este desafio impõe obstáculos, exige força e concentração dos bebês para vencer os circuitos. Uma graça e super simples de fazer. Basta conseguir alguns pneus, pintá-los com cores vibrantes e alegres e fazer a festa!



01 - Faça um túnel de tule
Os bebês gostam e precisam de desafios: no túnel de tecido transparente eles conseguem ver quem está na sala e sentem-se mais confiantes

03 - Um túnel ou passa-passa de papelão
Arranje algumas caixas de papelão e forme um túnel ou passa-passa, esta é uma alternativa a materiais caros e rendem movimentos inesperados dos pequenos. 


04 - Espelho, espelho meu!
Muita gente reclama por não ter um espelho grande na sala para trabalhar construção da identidade... Quem disse que só espelho grande funciona? Com criatividade, os espelhos menores também ajudam na descoberta do próprio corpo.

05 - Exploração de texturas
Móbiles de materiais diferentes estimulam a curiosidade dos pequenos... experimente trabalhar com barracas de lençol, cabanas de tnt ou improvisar um mosquiteiro na sala com vários objetos colados nele como figuras de vários materiais, brinquedinhos...
06 - Vencendo obstáculos
Objetos de formas variadas servem para os pequenos testarem o equilíbrio e interagir com os amigos da turma... experimente usar pneus coloridos, minhocas de colchões, garrafas pet coloridas ou com enchimento de papéis coloridos...

07 - Cantinho da Leitura
Prateleiras na altura das crianças, de preferência com cantos arredondados, facilitam o acesso aos livros. Invente prateleiras usando caixotes de feira, isopor de eletrodomésticos e outros... veja algumas ideias aqui, e aqui.
08 - Construa um passa-passa
Pra finalizar uma dica minha (experiência própria!). Faça um passa-passa pras crianças engatinharem e gastarem suas energias...  É muito importante deixar alguns espaços livres nas salas de atividades para que os bebês possam engatinhar à vontade e para que, mais tarde, deem seus primeiros passos. Use o molde das mãozinhas ou pés das próprias crianças. Além de desenvolver habilidades como equilíbrio e atenção, eles vão ficar uma boa parte do tempo envolvidos na brincadeira. Veja como fazer um passa-passa AQUI.
Daqui a pouco tem mais!!!
Postar um comentário